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Estatística enganosa

Uma das coisas que fazemos frequentemente na nossa vida é termos que convencer a quem nos cerca de alguma coisa. A necessidade de convencimento faz parte de nossa vida diária. Do nosso dia-a-dia. Pense! Um emprego conseguimos quando convencemos ao recrutador que atendemos as expectativas da vaga. Conseguimos um namorado ou namorada quando convencemos a essa outra pessoa que somos pessoas legais.

E usamos para isso vários métodos que aprendemos pela vida. Algumas técnicas são intuitivas e outras são elaboradas e aprendemos estudando.

Uma delas é o uso de números ou estatísticas para apresentar fatos e justificar o que queremos convencer. E é aqui que mora muitos perigos. Esses dados podem ser manipulados e serem mostrados de forma maquiada, mas que nos dá a plena certeza de que fazem sentido e são super válidos.

Veja a seguinte noticia: filme com sucesso de bilheteria! 4 milhões de ingressos vendidos. Lemos isso e imediatamente queremos assistir esse filme. Mas quando vamos assistir o filme, a sala está vazia. Como? E o sucesso de venda? Explica-se pela compra de ingressos por alguma entidade que precisa que tal filme seja um sucesso. Mesmo não sendo. Mas com aparência de ter sido. Isso se chama audiência inflada.

Vamos a outro exemplo. É alardeado que uma determinada cidade é um pólo de um determinado tipo de empresa, sendo apresentada como um excelente local para sediar empresas desse ramo. Mas, ao se investigar em mais detalhes, vê-se que esse número está inflado. Como? Simplesmente fez-se um levantamento de números de CNPJs existentes, sem se verificar se essas empresas realmente estão em operação ou se uma mesma empresa tem vários CNPJs como estratégia de redução de impostos.

Vamos tomar cuidado com essas armadilhas. Alguns números são apresentados de uma maneira para atender às conveniências de uns, e de outra para atender aos interesses de outros. Cabe a nós interpretar o que efetivamente está por trás dos dados anunciados. E como a maioria tem dificuldade para fazer essa avaliação, acabamos por aceitar sem resistências e como certos os estudos divulgados.

E, obviamente somos manipulados e, muitas da vezes, ainda ajudamos a espalhar noticias baseadas em premissas faltas. Cuidado! Muitas das vezes 50% pode representar nada, principalmente quando 50% corresponde a 1 em um total de 2.

mairom.duarte@mairomconsultores.com.br.

* Mairom Duarte é Consultor em Gestão de Negócios e atua há mais de 25 anos em Consultoria de Gestão Empresarial.

 

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